quinta-feira, janeiro 07, 2016

Passeio: Biblioteca Pública do Estado!

Em dezembro do ano passado a linda Biblioteca Pública do Estado do RS reabriu as portas depois de ficar oito anos em reforma. Parte do acervo estava na Casa de Cultura Mario Quintava e eu cheguei a ir lá durante esse tempo mas não era a mesma coisa, quando finalmente reabriu fui conferir e fazer uns cliques aqui pro blog :D


"O local histórico construído entre 1912 e 1922 volta a receber o acervo de cerca de 240 mil itens para consulta.  Os frequentadores encontrarão restaurados o piso dos três andares e as aberturas com vidros coloridos, agora resistentes à ação dos cupins, a parte elétrica e hidráulica renovadas com preparo para instalação de sistema de ar-condicionado e uma novidade, disponibilidade de wi-fi para os usuários."
Fonte: aqui

Logo na entrada a gente se depara com essa porta de madeira incrível e uma escadaria de metal todo trabalhado. Eu piro muito em arquitetura de séculos passados <3




Quando você chega precisa entregar mochilas e bolsas para o atendente colocar em um guarda-volumes e esse primeiro piso contém mesas para estudo e várias e várias prateleiras. Todas as fotos foram feitas em salas aonde não se pode retirar livros, possuem apenas consulta local.








Essa coisa gigante aqui é nada menos que o elevador! Por dentro é muito tri mas não deu pra fotografar porque ficavam muito escuras as fotos :/ Mas super vale a pena conferir!












Esse foi o meu salão favorito, acredito que são um acervo que o público não pode tocar pois ficam dentro dessas estantes deslumbrantes :D Tirei várias fotos porque sou egôcentrica hahaha








Na outra sala tem esculturas de várias personalidades e um papel de parede desgastado e muito lindo! O teto também vale a pena ficar admirando, eu acredito que isso não vai ter recuperação mas eu gosto assim mesmo, com marcas do tempo!










E essa última sala que visitei constituí o acervo de literatura gaúcha, tem essas classes antigas e eu tinha que pedir pra me fotografarem, acho muito charmosas!





E por último uma foto de "arreganho" kkkkk adorei demais essa escultura!


Quem tiver a oportunidade recomendo muito que visitem a Biblioteca,
fica na Rua Riachuelo, no Centro Histórico de Porto Alegre :)
Espero que tenham curtido esse tour!
Beijos!

3 comentários:

  1. Que lugar incrível! Fiquei com muita vontade de conferir e espero conseguir isto um dia.
    As fotos ficaram lindas ^^

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Clayci! Tomara que consiga vir mesmo :D
      Bjuss

      Excluir
  2. Que lugar incrível! Tô encantada...
    Também gosto muito de arquitetura de tempos passados. Tem tanta coisa linda e inspiradora... *-*
    Amei mesmo esse lugar e as fotos! Espero poder conhecer um dia ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir